Caracterização Biótica da Bacia

Biomas

A UPGRH dos Rio dos Bois é dividida em Cerrado e Mata Atlântica. A área total desta UPGRH é de 35.577,68 km², com o Cerrado ocupando 95% da área, equivalendo a 33.958,37 km² e a Mata Atlântica com 1.619,309 km², representando 5% da sua área total.

A Mata Atlântica existente nesta UPGRH abrange apenas seis municípios e sua maior parte está localizada nos municípios de Castelândia, Gouvelândia, Inaciolândia e Cachoeira Dourada, na região do Ribeirão da Campanha com uma área de 794,69km². Já o bioma Cerrado está presente em todos os municípios. A Figura  apresenta as áreas de ocorrência dos biomas Cerrado e Mata Atlântica UPGRH Rio dos Bois.

Fonte: Diagnóstico da UPGRH do Rio dos Bois- (Produto 2) – Versão 7.0 – Pág. 161

http://pbapgo.meioambiente.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/RT-02-Diagnostico-UPGRH-Rio-dos-Bois-V7.pdf

Uso e Cobertura do Solo

A proporção de área ocupada por lavouras nessa UPGRH é de 46,3%; 34,7% são pastagens; 17,7% é vegetação natural; 0,7% são corpos hídricos; 0,4% é área urbana e 0,2% silvicultura.Observando ainda a Figura , nota-se a grande concentração de lavouras, principalmente no sul e oeste da região. Os maiores centros urbanos dessa região são Rio Verde e Santa Helena de Goiás. Rio Verde possui a maior criação de suínos e aves do estado, bem como é o maior produtor de soja, milho, sorgo e lenha. Já Santa Helena é o maior produtor de uva e o segundo maior produtor de cana de açúcar e sorgo.

Fonte: Diagnóstico da UPGRH do Rio dos Bois- (Produto 2) – Versão 7.0 – Pág. 163

http://pbapgo.meioambiente.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/RT-02-Diagnostico-UPGRH-Rio-dos-Bois-V7.pdf

Unidades de Conservação (UCs)

Entre as Unidades de Conservação existentes nesta UPGRH se destacam a Área de Proteção Ambiental da Serra da Jiboia, Área de Proteção Ambiental da Serra das Galés e Parque Estadual de Paraúna, além das cinco RPPN’s, A Área de Proteção Ambiental da Serra da Jiboia abrange os municípios de Palmeiras de Goiás e Nazário, contando com uma área de 21.751 ha definidos pelo Decreto Estadual n° 5.176 de 29 de fevereiro de 2000.  A UC compreende 6.699 ha do município de Nazário e 10.431 hectares do município de Palmeiras de Goiás e é gerida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).

Toda sua extensão é composta pelo bioma Cerrado. A unidade não possui plano de manejo e dentre os principais problemas e ameaças tem-se a caça, mineração, incêndios e queimadas. A Área de Proteção Ambiental da Serra das Galés, localiza-se no município de Paraúna e abrange cerca de 46.440 ha. Foi criada pelo Decreto Estadual nº 5.573/2002, com o intuito de proteger o entorno do Parque Estadual de Paraúna. Assim como a APA da Serra da Jiboia, esta APA também é gerida pela SEMAD. Ao analisar as áreas prioritárias para conservação da biodiversidade (APCBs), pode-se notar que aquelas classificadas como de prioridade máxima estão em locais que possuem elevadas porcentagens de desmatamento.

Fonte: Diagnóstico da UPGRH do Rio dos Bois- (Produto 2) – Versão 7.0 – Pág. 170

http://pbapgo.meioambiente.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/RT-02-Diagnostico-UPGRH-Rio-dos-Bois-V7.pdf