Sobre o CBH Bois
O CBH Bois foi instituído na data de 11 de setembro de 2003, por meio do Decreto nº 5.826. Ele é um órgão colegiado, com atribuições deliberativas e consultivas, de nível regional e estratégico, do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Pelo Decreto, a área de atuação do CBH Bois será a totalidade da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e dos Bois e outras definidas por legislação específica.
O comitê deverá se reunir periodicamente para tratar de assuntos da bacia, focando no uso da água. Além disso, trabalhar em parceria com a sociedade para a sustentabilidade das Bacias Hidrográficas da sua área de atuação.
O CBH Bois tem, entre suas características, diversos pontos que o faz se tornar diferente dos demais. Tem suas nascentes no município de Americano do Brasil e sua foz no reservatório da UHE São Simão, na margem direita do rio Paranaíba. Destacam-se na UPGRH os rios Turvo e Verde, ambos na margem direita do rio dos Bois. Estão localizados nesta UPGRH os municípios de Santa Helena, Rio Verde, Acreúna, Jandaia e Indiara.
Em diversos pontos da UPGRH, verifica-se o despejo de rejeitos urbanos e dejetos de pecuária no leito dos rios, o que acarreta na deterioração da qualidade das águas. Uma das atribuições do CBH Bois é o debate para determinar o correto uso da água, justamente para que haja um controle sobre o uso de recursos hídricos de forma a beneficiar a todos
O rio dos Bois é um rio brasileiro que banha o estado de Goiás. Nasce na Serra do Congumé, Fazenda Quilombo no município de Americano do Brasil, em seu curso de águas bastantes calmas seu maior afluente o rio Verdão e o rio Turvo, Flui para o reservatório de São Simão, que é alimentado e drenado pelo rio Paranaíba, próximo a Inaciolândia, se desaguando no rio Paranaíba. A população total da UPGRH do Rio dos Bois, em 2010, era de 596.446 habitantes, o que representa aproximadamente 10% da população do Estado.